Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF4 empossa novos dirigentes nesta sexta (21/06)

    há 11 anos

    Toma posse, nesta sexta-feira (21/06), como presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) o desembargador federal Tadaaqui Hirose. Também compõem a direção da corte os desembargadores federais Luiz Fernando Wowk Penteado e Paulo Afonso Brum Vaz, vice-presidente e corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região, respectivamente. Os desembargadores serão responsáveis pela gestão do tribunal durante o biênio 2013-2015. A cerimônia de posse ocorre às 15h, no Plenário do TRF4, na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 300, em Porto Alegre.

    A nova gestão tem como foco o investimento em tecnologia e o aperfeiçoamento do processo eletrônico e do processo administrativo, ferramentas que promoveram a dispensa do papel e a agilidade na área judicial e administrativa na 4ª Região. Queremos dar continuidade ao projeto de eficiência que vem sendo desenvolvido pelas gestões anteriores, anunciou Hirose.

    Tadaaqui Hirose compôs a gestão anterior, biênio 2011-2013, como corregedor regional. O magistrado assume agora o cargo ocupado pela desembargadora federal Marga Barth Tessler. Também compôs a direção anterior como vice-presidente o desembargador Luiz Carlos de Castro Lugon.

    A Justiça Federal atua em ações que envolvem o Estado brasileiro, seja a própria União ou autarquias, fundações e empresas públicas. Os tribunais regionais, atualmente em número de cinco, são responsáveis por julgar recursos contra decisões de primeira instância, mandados de segurança contra ato de juiz federal, ações rescisórias, revisões criminais e conflitos de competência. A 4ª Região é composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

    Quem são os novos dirigentes do TRF4

    Tadaaqui Hirose (Presidente)

    O desembargador federal Tadaaqui Hirose, 68 anos, nasceu no município de Guaimbê, no estado de São Paulo, mas, ainda criança mudou-se com a família para Arapongas, no Paraná. Filho de imigrantes japoneses, Hirose tem oito irmãos. Seu pai era técnico agrícola e tinha como maior objetivo a boa formação educacional dos filhos.

    Bacharel em Economia pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (PR) e em Direito, pela Universidade Estadual de Londrina (PR), Hirose começou a vida profissional como advogado, função que exerceria de 1973 a 1977, ano em que ingressou como no Banco Central (Bacen), também como advogado.

    Em 1979, ingressou na magistratura estadual, atuando em quatro comarcas no interior do Paraná. Em 1987, tornou-se juiz federal. Foi titular da 9ª Vara Federal de Curitiba e exerceu cargos de vice-diretor e diretor de Foro da Seção Judiciária do Paraná. Entre agosto de 1991 e agosto de 1993, foi membro do Tribunal Eleitoral do Paraná.

    Hirose tornou-se desembargador do TRF4 em novembro de 1999, atuando no inicialmente no Direito Previdenciário. O magistrado conta que essa experiência foi muito rica devido ao contato com a população mais carente. Em 2003, tornou-se membro da 7ª Turma Criminal.

    No tribunal exerceu os cargos de presidente da 6ª Turma Previdenciária, entre 2001 e 2003, Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, entre 2003 e 2005, presidente da 7ª Turma, de 2009 a 2011, e corregedor geral, de 2011 a 2013.

    O desembargador é casado com Maria Isabel Nienkoetter e tem dois filhos, Guilherme, 20, e Louise, 14 anos.

    Luiz Fernando Wowk Penteado (vice-presidente)

    O desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, 54 anos, nasceu em Prudentópolis, no estado do Paraná. Formou-se em Direito pela Fundação Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), em 1983. É pós-graduado em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba.

    Penteado exerceu a advocacia até 1993, quando tomou posse como procurador do Banco Central. Entre junho de 1995 e junho de 2001, chefiou a Procuradoria Regional do banco.

    Em junho de 2001, tomou posse como desembargador do TRF4, assumindo vaga pelo quinto constitucional reservado aos advogados. Começou como membro da 6ª Turma previdenciária, na qual atuou por um ano. Posteriormente, foi para 8ª Turma, especializada em Direito Penal, a qual presidiu no biênio 2009/2011.

    Em sua carreira no tribunal, também foi membro do Conselho de Administração e da Corte Especial, e diretor da Escola da Magistratura.

    Paulo Afonso Brum Vaz (corregedor regional)

    O desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, 54 anos, nasceu em Santiago, no estado do Rio Grande do Sul. Ele graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1983. Mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o desembargador também é um estudioso na área de Direito Ambiental, sendo autor e co-autor de livros sobre o tema.

    Brum Vaz ingressou na magistratura federal em 1991, atuando na Justiça Federal de Criciúma (SC). Tomou posse no TRF4 em junho de 2001. No Tribunal, é membro da 8ª Turma criminal. Atualmente, exerce a função de coordenador do Sistema de Conciliação. Brum Vaz já foi diretor da Escola da Magistratura de julho de 2007 a junho de 2009 e coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, no biênio 2009/2011.

    Fonte: Comunicação Social TRF4

    • Publicações1770
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf4-empossa-novos-dirigentes-nesta-sexta-21-06/100571695

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)