Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nova administração do TRF4 toma posse amanhã (21/6)

    há 11 anos

    Ocorre amanhã (21/6), às 15h, a posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A cerimônia será no Plenário da corte, na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 300, em Porto Alegre. Como presidente da casa, assume o desembargador federal Tadaaqui Hirose. Os desembargadores Luiz Fernando Wowk Penteado e Paulo Afonso Brum Vaz também tomam posse como vice-presidente e corregedor regional, respectivamente.

    Quem são os desembargadores que dirigirão o tribunal nos próximos dois anos:

    Tadaaqui Hirose (Presidente)

    O desembargador federal Tadaaqui Hirose, 68 anos, nasceu no município de Guaimbê, no estado de São Paulo, mas, ainda criança mudou-se com a família para Arapongas, no Paraná. Filho de imigrantes japoneses, Hirose tem oito irmãos. Seu pai era técnico agrícola e tinha como maior objetivo a boa formação educacional dos filhos.

    Bacharel em Economia pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (PR) e em Direito, pela Universidade Estadual de Londrina (PR), Hirose começou a vida profissional como advogado, função que exerceria de 1973 a 1977, ano em que ingressou como no Banco Central (Bacen), também como advogado.

    Em 1979, ingressou na magistratura estadual, atuando em quatro comarcas no interior do Paraná. Em 1987, tornou-se juiz federal. Foi titular da 9ª Vara Federal de Curitiba e exerceu cargos de vice-diretor e diretor de Foro da Seção Judiciária do Paraná. Entre agosto de 1991 e agosto de 1993, foi membro do Tribunal Eleitoral do Paraná.

    Hirose tornou-se desembargador do TRF4 em novembro de 1999, atuando no inicialmente no Direito Previdenciário. O magistrado conta que essa experiência foi muito rica devido ao contato com a população mais carente. Em 2003, tornou-se membro da 7ª Turma Criminal.

    No tribunal exerceu os cargos de presidente da 6ª Turma Previdenciária, entre 2001 e 2003, Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, entre 2003 e 2005, presidente da 7ª Turma, de 2009 a 2011, e corregedor geral, de 2011 a 2013.

    O desembargador é casado com Maria Isabel Nienkoetter e tem dois filhos, Guilherme, 20, e Louise, 14 anos.

    Luiz Fernando Wowk Penteado (vice-presidente)

    O desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, 54 anos, nasceu em Prudentópolis, no estado do Paraná. Formou-se em Direito pela Fundação Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), em 1983. É pós-graduado em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba.

    Penteado exerceu a advocacia até 1993, quando tomou posse como procurador do Banco Central. Entre junho de 1995 e junho de 2001, chefiou a Procuradoria Regional do banco.

    Em junho de 2001, tomou posse como desembargador do TRF4, assumindo vaga pelo quinto constitucional reservado aos advogados. Começou como membro da 6ª Turma previdenciária, na qual atuou por um ano. Posteriormente, foi para 8ª Turma, especializada em Direito Penal, a qual presidiu no biênio 2009/2011.

    Em sua carreira no tribunal, também foi membro do Conselho de Administração e da Corte Especial, e diretor da Escola da Magistratura.

    Paulo Afonso Brum Vaz (corregedor regional)

    O desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, 54 anos, nasceu em Santiago, no estado do Rio Grande do Sul. Ele graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1983. Mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o desembargador também é um estudioso na área de Direito Ambiental, sendo autor e co-autor de livros sobre o tema.

    Brum Vaz ingressou na magistratura federal em 1991, atuando na Justiça Federal de Criciúma (SC). Tomou posse no TRF4 em junho de 2001. No Tribunal, é membro da 8ª Turma criminal. Atualmente, exerce a função de coordenador do Sistema de Conciliação. Brum Vaz já foi diretor da Escola da Magistratura de julho de 2007 a junho de 2009 e coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, no biênio 2009/2011.

    Juizados, Sistema de Conciliação, Escola da Magistratura e Ouvidoria

    Também ganham novos dirigentes a Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (Cojef), o Sistema de Conciliação (Sistcon), a Escola da Magistratura (Emagis) e a Ouvidoria. A posse ocorrerá na próxima segunda-feira (24/6), na Sala de Reuniões da Presidência, às 13h. Assume a diretoria da emagis o desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. Os desembargadores Otávio Roberto Pamplona e Ricardo Teixeira do Valle Pereira serão conselheiros da Escola.

    A coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da Região Sul ficará a cargo do desembargador Victor Luiz dos Santos Laus e a vice-coordenação caberá à desembargadora Vivian Josete Pantaleão Caminha. O Sistema de Conciliação (Sistcon) da 4ª Região será dirigido pelo desembargador João Batista Pinto da Silveira. Já a Ouvidoria será dirigida pelo desembargador Rogério Favreto. Para o Conselho de Administração do tribunal, assumem os desembargadores Fernando Quadros da Silva e Ricardo Teixeira como titulares, e Jorge Antonio Maurique e Vivian Josete Pantaleão Caminha, como suplentes.

    Fonte: Comunicação Social TRF4

    • Publicações1770
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-administracao-do-trf4-toma-posse-amanha-21-6/100573582

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)