Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JF instala 3ª Vara Criminal em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (10)

    há 13 anos

    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Justiça Federal do Paraná (JFPR) realizam a instalação da 3ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu, no dia 10 de fevereiro, quinta-feira.

    A implantação da Vara faz parte de um plano de especialização na região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) abrangida pela Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu, com o objetivo de combater, por meio da ação da Justiça, crimes de contrabando, descaminho e violação de direito autoral previstos nos artigos 334 e 184 do Código Penal.

    Participam da implantação da 3ª VF Criminal de Foz do Iguaçu, o presidente do TRF4, desembargador federal Vilson Darós, o diretor do Foro da JFPR, juiz federal Danilo Pereira Junior, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César, e o superintendente da Polícia Federal no estado, Maurício Leite Valeixo, entre outras autoridades.

    A 3ª VF Criminal, assim como a 1ª VF Criminal, terá competência para processar e julgar os crimes praticados por organizações criminosas, independente do caráter transnacional das infrações.

    Com a instalação da nova vara, a 2ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu passa a processar e julgar com exclusividade os crimes de contrabando e descaminho e violação de direito autoral, além de atuar também como Juizado Especial Federal Criminal.

    A 3ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu é a segunda instalada no Paraná a partir da Resolução nº 102/2010, aprovada pelo Conselho da Justiça Federal, após a criação de 230 novas varas federais em todo o país pela Lei nº 12.011/2009. A primeira foi em Guaíra, em agosto do ano passado. Até 2014, serão implantadas na Seção Judiciária do Paraná outras seis varas federais mais uma em Foz do Iguaçu (2012), uma em Curitiba e outra em Ponta Grossa (2013), e outras três distribuídas entre Apucarana, Campo Mourão e Curitiba (2014).

    Na 1ª VF Criminal de Foz do Iguaçu tramitam atualmente 4.946 processos criminais; apenas em 2010, foram distribuídos um total de 3.082 novos processos desse tipo na Vara. Na 2ª VF Criminal a demanda é semelhante: tramitam 4.015 processos criminais, sendo que 3.012 foram distribuídos no ano passado (dados oriundos do TRF4).

    A Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu possui jurisdição sobre os municípios de Céu Azul, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

    Serviço

    Cerimônia de implantação e instalação da 3ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu

    Data: 10 de fevereiro de 2011

    Horário: 17h

    Local: Sede da Justiça Federal em Foz do Iguaçu-PR ( Endereço: Rua Edmundo de Barros, 1989 )

    • Publicações1770
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações128
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jf-instala-3-vara-criminal-em-foz-do-iguacu-nesta-quinta-feira-10/2557779

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)